Rotavírus capa 1

ROTAVÍRUS: SINTOMAS E TEMPO DE DURAÇÃO

O que é Rotavírus ?

O rotavírus é tipo de vírus que causa diarreia.

É a causa mais comum de diarreia em bebês e crianças em todo o mundo, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Antes do desenvolvimento de uma vacina, estudos mostram que a maioria das crianças nos Estados Unidos tinha pelo menos um ataque de rotavírus aos 5 anos de idade.

Embora as infecções por rotavírus sejam desagradáveis, geralmente pode ser tratada em casa com a ingesta de líquidos e soro oral.

A desidratação é uma complicação grave do rotavírus e uma das principais causas de morte infantil.

Ocasionalmente, a desidratação grave requer a administração de soro intravenoso no hospital.

Rotavírus1

É muito importante evitar a desidratação.Quanto mais jovem a criança, maior o risco.

A vacinação pode ajudar a prevenir a infecção por rotavírus em seu bebê.

Para crianças mais velhas e adultos – que não são tão propensos a desenvolver sintomas graves de rotavírus – a lavagem frequente das mãos é a melhor linha de defesa.

Os sintomas são febre, vômitos e diarreia.

A criança também pode ficar prostrada, devido ao quadro e, se ocorrer desidratação, pode apresentar a boca seca e os olhos encovados (com olheiras profundas).

A infecção pode causar dor abdominal também.

Em adultos saudáveis, a infecção por rotavírus pode causar apenas sinais e sintomas leves ou nenhum.

Rotavírus 4

Tempo de duração

A infecção por rotavírus geralmente começa dentro de dois dias após a exposição ao vírus.

Os sintomas iniciais são febre e vômitos, seguidos de três a sete dias de diarreia aquosa.

Rotavírs9

Quando procurar um médico

EM CASOS DE:

• Diarreia por mais de 24 horas
  • Episódios frequentes de vômito
  • Presença de sangue nas fezes
  • Febre alta acima de 38.5 ºC ou febre intensa (mais de 3 vezes por dia)
  • Sonolência, choro intenso ou dor
  • Sinais ou sintomas de desidratação como boca seca, choro sem lágrimas, pouca ou nenhuma presença de urina

O rotavírus está 8 nas fezes de uma pessoa infectada vários dias antes dos sintomas aparecerem e por até 10 dias após o desaparecimento dos sintomas.

O vírus se espalha facilmente através do contato da mão na boca durante todo esse tempo – mesmo que a pessoa infectada não tenha sintomas.

Não lavar as mãos depois de usar o banheiro ou não lavar as mãos depois de trocar a fralda do bebê dissemina o vírus. Ele vai se espalhar para qualquer coisa tocada, incluindo alimentos, brinquedos e utensílios.

Se uma pessoa tocar as mãos sujas de alguém ou de algum objeto contaminado e, em seguida, tocar sua boca, pode ocorrer uma infecção.

O vírus pode permanecer infeccioso nas superfícies por semanas ou mais se a área não for desinfectada.

Como existem muitos tipos de rotavírus, é possível ser infectado mais de uma vez, mesmo que você tenha sido vacinado. No entanto, as infecções repetidas são tipicamente menos graves.

Rotavírus7As infecções por rotavírus são comuns em crianças de 3 a 35 meses de idade – particularmente aquelas que passam o tempo em ambientes de cuidados infantis.

Pessoas mais velhas e adultos que cuidam de crianças pequenas também têm um risco aumentado de infecções.

Diarreia grave pode levar à desidratação, principalmente em crianças pequenas.

Deixada sem tratamento, a desidratação pode se tornar uma condição com risco de vida, independentemente da sua causa.

Para reduzir a propagação do rotavírus, lave bem as mãos e muitas vezes – especialmente depois de usar o banheiro, trocar a fralda do seu filho ou ajudar o seu filho a usar o banheiro. Mas mesmo a lavagem rigorosa das mãos não oferece nenhuma garantia.Rotavírus vacina

Vacinação

Existem duas vacinas contra o rotavírus:

• RotaTeq: Esta vacina é administrada por via oral em três doses, geralmente às 2 meses, 4 meses e 6 meses. A vacina não é aprovada para uso em crianças mais velhas ou adultos.
  • Rotarix: Esta vacina é administrada em duas doses a lactentes aos 2 meses e 4 meses de idade.

Se, após a vacinação, a criança tiver dores de estômago, vômitos, diarreia, sangue nas fezes ou uma alteração nos movimentos intestinais, procure o médico imediatamente.