SINUSITE OU RESFRIADO: QUAL A DIFERENÇA?

Tempo de leitura: 4 minutos A diferença entre sinusite e um resfriado é uma dúvida muito comum nas consultas médicas. Sinusite é uma inflamação do revestimento do nariz e seios. É uma infecção muito comum em crianças. Sinusite viral geralmente acompanha um resfriado. Sinusite alérgica pode acompanhar alergias como rinite. A sinusite bacteriana é uma infecção secundária causada pelo aprisionamento

RINITE ALÉRGICA: COMO CUIDAR E TRATAR

Tempo de leitura: 4 minutos O que é rinite alérgica? A rinite alérgica geralmente é um quadro crônico e recorrente com coriza constante e cursando com complicações ocasionais. As alergias ocorrem quando o sistema imunológico reage a uma substância estranha (como pólen, veneno de abelha ou pelos de animais) ou a um alimento que não causa reação na maioria das

MANCHAS BRANCAS NA PELE: MICOSE OU PELE SECA (ECZEMÁTIDE)

Tempo de leitura: 3 minutos Definição As eczemátides, também chamadas de manchas secas, apresentam-se como pequenas manchas rosadas e ásperas que evoluem para áreas de hipopigmentação. As manchas secas são observadas principalmente em crianças com pele seca ou eczema. As manchas são mais visíveis no verão com bronzeamento da pele normal ao redor da lesão. As lesões geralmente afetam crianças

DERMATITE ATÓPICA: MANCHAS VERMELHAS NA PELE

Tempo de leitura: 4 minutos Definição Dermatite atópica (eczema) é uma condição que deixa a pele vermelha e com coceira. É comum em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade. É uma doença duradoura (crônica) e tende a aparecer periodicamente. Pode ser acompanhado por asma ou rinite. Não foi encontrada a cura, porém, tratamentos e medidas preventivas podem aliviar a

ICTERÍCIA NEONATAL: CAUSAS, TRATAMENTO E TEMPO DE DURAÇÃO NO BEBÊ

Tempo de leitura: 5 minutos A icterícia infantil é uma condição comum, principalmente em bebês nascidos antes das 37 semanas de gestação (bebês prematuros) e alguns bebês amamentados. A coloração amarelada geralmente ocorre porque o fígado de um bebê não é maduro o suficiente para se livrar da bilirrubina, um pigmento amarelo, na corrente sanguínea. A maioria dos bebês nascidos

CONSTIPAÇÃO (PRISÃO DE VENTRE):COMO TRATAR

Tempo de leitura: 4 minutos O que é constipação intestinal A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre ou intestino preso, é um problema muito comum na infância. Uma criança doente tem evacuações pouco frequentes ou fezes duras, secas ou grossas. As causas mais comuns incluem a retirada precoce das fraldas ou mudanças na dieta. Felizmente, a maioria dos

QUANDO INICIAR A PREVENÇÃO DA CÁRIE

Tempo de leitura: 4 minutos Protegendo os dentes da criança Sempre devemos nos preocupar com a higiene e a limpeza da cavidade oral dos bebês. Este é o primeiro passo para a prevenção da cárie dentária. Quando iniciar é uma dúvida frequente das mamães. Mesmo que a cárie dentária esteja em declínio nos últimos 30 anos, ainda é uma das

BRONQUIOLITE: CAUSAS E SINTOMAS

Tempo de leitura: 5 minutos O que é bronquilite O vírus respiratório sincicial, ou VSR, é o vírus respiratório mais comum que gera a bronquiolite. Bronquiolite é um quadro de inflamação dos bronquíolos,esta pode também ser causada por outros vírus como:  Influenza, Adenovírus, Rinovírus,ou Parainfluenza . Os sintomas dessas viroses geralmente são leves e semelhantes à gripe mas podem complicar.

INFLUENZA OU GRIPE? TRATAR E VACINAR

Tempo de leitura: 5 minutos Influenza Os sintomas da Influenza incluem febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas, especialmente crianças, podem ter outros sintomas como vômitos ou diarreia. Existem casos em que as pessoas podem estar infectadas com o vírus que causa gripe e não ter sintomas,

10 PASSOS PARA A TROCA DE FRALDA DO BEBÊ

Tempo de leitura: 4 minutos A troca de fralda Trocar a fralda de um bebê apesar de ser um ato simples precisa de atenção e cuidados básicos. Desta forma a saúde de seu bebê será preservada e a sua pele permanecerá protegida. Assim serão evitadas assaduras,irritações ou contaminações. Crianças em creches têm maior probabilidade de compartilhar germes porque estão em