ROTAVÍRUS: SINTOMAS E TEMPO DE DURAÇÃO

O que é Rotavírus ?

O rotavírus é tipo de vírus que causa diarreia.

É a causa mais comum de diarreia em bebês e crianças em todo o mundo, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Antes do desenvolvimento de uma vacina, estudos mostram que a maioria das crianças nos Estados Unidos tinha pelo menos um ataque de rotavírus aos 5 anos de idade.

Embora as infecções por rotavírus sejam desagradáveis, geralmente pode ser tratada em casa com a ingesta de líquidos e soro oral.

ROTAVÍRUS: SINTOMAS E TEMPO DE DURAÇÃO, Pediatria Sem Segredo

A desidratação é uma complicação grave do rotavírus e uma das principais causas de morte infantil.

Ocasionalmente, a desidratação grave requer a administração de soro intravenoso no hospital.

É muito importante evitar a desidratação.Quanto mais jovem a criança, maior o risco.

A vacinação pode ajudar a prevenir a infecção por rotavírus em seu bebê.

Para crianças mais velhas e adultos – que não são tão propensos a desenvolver sintomas graves de rotavírus – a lavagem frequente das mãos é a melhor linha de defesa.

Os sintomas são febre, vômitos e diarreia.

A criança também pode ficar prostrada, devido ao quadro e, se ocorrer desidratação, pode apresentar a boca seca e os olhos encovados (com olheiras profundas).

A infecção pode causar dor abdominal também.

publicidade

Em adultos saudáveis, a infecção por rotavírus pode causar apenas sinais e sintomas leves ou nenhum.

Tempo de duração

A infecção por rotavírus geralmente começa dentro de dois dias após a exposição ao vírus.

Os sintomas iniciais são febre e vômitos, seguidos de três a sete dias de diarreia aquosa.

Quando procurar um médico

EM CASOS DE:

• Diarreia por mais de 24 horas
  • Episódios frequentes de vômito
  • Presença de sangue nas fezes
  • Febre alta acima de 38.5 ºC ou febre intensa (mais de 3 vezes por dia)
  • Sonolência, choro intenso ou dor
  • Sinais ou sintomas de desidratação como boca seca, choro sem lágrimas, pouca ou nenhuma presença de urina

O rotavírus está ROTAVÍRUS: SINTOMAS E TEMPO DE DURAÇÃO, Pediatria Sem Segredo nas fezes de uma pessoa infectada vários dias antes dos sintomas aparecerem e por até 10 dias após o desaparecimento dos sintomas.

O vírus se espalha facilmente através do contato da mão na boca durante todo esse tempo – mesmo que a pessoa infectada não tenha sintomas.

Não lavar as mãos depois de usar o banheiro ou não lavar as mãos depois de trocar a fralda do bebê dissemina o vírus. Ele vai se espalhar para qualquer coisa tocada, incluindo alimentos, brinquedos e utensílios.

publicidade

Se uma pessoa tocar as mãos sujas de alguém ou de algum objeto contaminado e, em seguida, tocar sua boca, pode ocorrer uma infecção.

O vírus pode permanecer infeccioso nas superfícies por semanas ou mais se a área não for desinfectada.

Como existem muitos tipos de rotavírus, é possível ser infectado mais de uma vez, mesmo que você tenha sido vacinado. No entanto, as infecções repetidas são tipicamente menos graves.

ROTAVÍRUS: SINTOMAS E TEMPO DE DURAÇÃO, Pediatria Sem SegredoAs infecções por rotavírus são comuns em crianças de 3 a 35 meses de idade – particularmente aquelas que passam o tempo em ambientes de cuidados infantis.

Pessoas mais velhas e adultos que cuidam de crianças pequenas também têm um risco aumentado de infecções.

Diarreia grave pode levar à desidratação, principalmente em crianças pequenas.

Deixada sem tratamento, a desidratação pode se tornar uma condição com risco de vida, independentemente da sua causa.

Para reduzir a propagação do rotavírus, lave bem as mãos e muitas vezes – especialmente depois de usar o banheiro, trocar a fralda do seu filho ou ajudar o seu filho a usar o banheiro. Mas mesmo a lavagem rigorosa das mãos não oferece nenhuma garantia.ROTAVÍRUS: SINTOMAS E TEMPO DE DURAÇÃO, Pediatria Sem Segredo

Vacinação

Existem duas vacinas contra o rotavírus:

• RotaTeq: Esta vacina é administrada por via oral em três doses, geralmente às 2 meses, 4 meses e 6 meses. A vacina não é aprovada para uso em crianças mais velhas ou adultos.
  • Rotarix: Esta vacina é administrada em duas doses a lactentes aos 2 meses e 4 meses de idade.

Se, após a vacinação, a criança tiver dores de estômago, vômitos, diarreia, sangue nas fezes ou uma alteração nos movimentos intestinais, procure o médico imediatamente.