Dental 22

QUANDO INICIAR A PREVENÇÃO DA CÁRIE

Protegendo os dentes da criança

Sempre devemos nos preocupar com a higiene e a limpeza da cavidade oral dos bebês. Este é o primeiro passo para a prevenção da cárie dentária.

Quando iniciar é uma dúvida frequente das mamães.
Mesmo que a cárie dentária esteja em declínio nos últimos 30 anos, ainda é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças de 6 a 19 anos.

As dicas abaixo vão ajudar nessa tarefa diária.

Enquanto o bebê estiver em aleitamento materno exclusivo não há necessidade de limpar a boca por dentro regularmente. O leite materno tem um anticorpo chamado Imunoglobulina A que protege a boca do bebê .

Após 6 meses de vida, tem inicio a alimentação com frutas e almoço. Nesse momento é necessário uma nova rotina.

Carie4

Causas mais comuns

• A chance da criança ter cáries pode ser maior se os membros da família (irmãos mais velhos, irmãs ou pais) têm a saúde oral afetada. Nunca ofereça alimentos para a criança com o mesmo talher de outra pessoa, além da cárie, pode transmitir  vírus ou outros germes.
  • Não deve ter o hábito de beijar o rosto e as mãos dos bebês. Nunca beijar a boca.
  • A alimentação com muitos alimentos e bebidas açucarados, como refrigerante, especialmente entre as refeições, gera a doença.
  • Todos na casa devem ir ao dentista regulamente.Dental12

O inicio da escovação

Ao iniciar a alimentação aos 6 meses de idade surge a necessidade da limpeza oral.

No início pode ser utilizada uma gaze com água, mas após deve iniciar uma dedeira ou uma escova de dente, respeitando a faixa etária da criança.

No mercado existem vários cremes dentais, mas para a idade entre 6 meses e 4 anos de vida é indicado usar uma pasta de dente sem flúor.

Antes de 4 anos de idade a criança ainda não sabe cuspir e acaba engolindo uma quantidade grande de flúor.

O flúor é tóxico e acaba ocasionado a  fluorose. Essa intoxicação leva a  uma alteração na coloração dos dentes da criança.

Existem cremes dentais com Xilitol, um açúcar que a bactéria da cárie não consegue metabolizar e acaba morrendo.

Deve sempre observar o rótulo do creme dental .Carie6

A água tratada fornecida nas torneiras é fluoretada por isso deve ter cuidado ao introduzir cremes dentais para os bebês.

É uma medida  para prevenir a cárie dentária, por isso, não precisa utilizar de suplementos orais de flúor.

Certifique-se de que seu filho escove os dentes duas vezes ao dia com creme dental adequado.

Consultas semestrais ao dentista de rotina são necessárias.

Cuidados na higiene oral após 4 anos

Observe a criança maior de 4 anos escovar os dentes pelo menos antes de dormir.

Certifique-se de que a criança use apenas uma quantidade de pasta dental do tamanho de uma ervilha.  Sempre cuspir em vez de engoli-la.

Ajude a criança a escovar até que ela tenha boas habilidades de escovação .

Até a idade de 9 anos, a criança não tem uma boa coordenação motora para escovar os dentes de trás. Ao completar 4 anos e aprender a cuspir pode ser feita a primeira aplicação de flúor no consultório dentário.

A cárie dentária é  uma  doença crônica  comum em várias idades.

Dental 2

Cavidades não tratadas podem causar dor e infecções que podem levar a problemas na alimentação, fala, socialização e aprendizado.

Essas cavidades podem servir como porta de entrada de germes e causar uma inflamação nos linfonodos: adenite.

As crianças que têm uma saúde bucal deficiente muitas vezes perdem mais a escola e recebem notas mais baixas do que as outras. A boa notícia é que as cáries são evitáveis.

A aplicação de flúor pode prevenir cerca de um terço (33%) das cáries nos dentes de leite.

Estudos mostram que crianças que vivem em comunidades com água da torneira fluoretada têm menos cáries do que aquelas cuja água não é fluoretada.

Da mesma forma, crianças que escovam diariamente os dentes com creme dental terão menos cárie.

Ajudar a criança a escovar até que ela tenha boas habilidades de escovação é imprescindível.

A boa saúde bucal é importante para gestantes.

O período da gestação pode estar mais propenso a doenças na gengiva e cáries, o que pode afetar a saúde do bebê .

Carie10

O uso do fio dental

Assim que a criança for crescendo deve ser estimulada a usar o fio dental.

A escovação da língua também é necessária. Para não machucar as papilas gustativas deve-se escovar gentilmente a língua para fora. Não se deve esfregar a escova na língua em vários sentidos.

Quando a criança conseguir realizar um gargarejo, este deve ser feito sempre junto com o bochecho e a escovação .

Carie 9