Influenza ou Gripe ? Como prevenir e vacinar.
Curta e Compartilhe!

Influenza

Anualmente existem infecções que acometem a população com um ciclo sazonal. Ao iniciar o outono aumenta a circulação dos vírus contaminando a população. Para evitar o contato e a doença pelo Influenza deve sempre que possível estar vacinado e tomar todas as medidas preventivas.

O que é influenza

Existem vários vírus que causam infecções respiratórias que classificamos de gripe, como o adenovírus ou vírus sincicial respiratório. A  Influenza é causada apenas pelo vírus Influenza ,ele é bastante mutável e sofre variações criando subtipos. A infecção por influenza vírus acomete a população em epidemias anuais. A gravidade de cada epidemia não pode ser avaliada no início,por isso, é tão importante a prevenção.

publicidade

Vacinação

• A SBIM (sociedade Brasileira de Imunização) recomenda uma vacina contra a gripe anual como o primeiro e mais importante passo na proteção contra a gripe, evitando assim suas complicações.O SUS (Sistema único de saúde) disponibiliza a vacina para os grupos de risco e para crianças de 6 meses à 5 anos 11 meses e 29 dias de idade.
  • Embora existam muitos vírus da gripe diferentes, as vacinas contra a gripe protegem contra os 3 ou 4 vírus que a pesquisa sugere serem os mais comuns. As vacinas de três componentes contêm um vírus H3N2, um H1N1 e um B. As vacinas de quatro componentes possuem um componente adicional do vírus B. A vacina tem na sua  composição os vírus da estação. Por isso a vacina do ano anterior não é a mesma utilizada no ano seguinte.
  • A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações como sinusites, pneumonias ou outras doenças que iniciam com secreção ou broncoespasmo. A vacinação também consegue reduzir o número de consultas médicas,as faltas escolares e as faltas nos empregos. Temos também reduzido o número de hospitalizações relacionadas à gripe.
  • A vacinação contra a gripe também demonstrou reduzir significativamente o risco de uma criança morrer de gripe. Sempre as crianças e os idosos são os mais acometidos, e quem possui outra doença como asma, também corre um risco maior de apresentar um caso mais grave.
  • Estudos mostram que mesmo que alguém adoeça após a vacinação, a doença deve ser mais branda.
  • Toda população acima de 6 meses de idade deve receber a vacina contra a gripe  anualmente, antes que a atividade da gripe comece em sua comunidade. Geralmente a vacinação começa no  final do verão. Como a vacina é refeita anualmente pode ocorrer um atraso no início da campanha  .
  • Para a temporada de gripe 2018-2019, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM)  recomenda a vacinação anual contra influenza para todos com 6 meses ou mais com a vacina contra a gripe. O SUS disponibiliza para a população alvo gratuitamente.A vacinação do grupo de risco é especialmente importante para diminuir o risco de doenças graves da gripe.
  • O grupo de risco é composto por crianças pequenas,gestantes, pessoas com doenças crônicas( como asma, diabetes ou doenças cardíacas e pulmonares) e idosos com mais de 65 anos de idade.
  • A vacinação também é importante para os profissionais da área de saúde.Outras pessoas que vivem ou cuidam de pessoas de alto risco devem ser vacinadas e assim evitam espalhar a gripe para o grupo de risco.
  • Bebês com menos de 6 meses correm um risco elevado de doença gripal grave, mas são demasiado jovens para serem vacinadas. Estudos mostraram que a vacinação contra a gripe da mãe durante a gravidez pode proteger o bebê após o nascimento da infecção da gripe durante vários meses. As pessoas que vivem com ou cuidam de crianças devem ser vacinadas.

Como impedir a propagação de germes

• Tente evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Enquanto estiver doente, limite o contato com os outros, tanto quanto possível, para evitar contaminá-los.
  • Se uma pessoa estiver doente com uma doença semelhante à gripe, é recomendável que fique em casa por pelo menos 24 horas após a febre ter desaparecido.Em caso de gravidade procurar atendimento médico. São sinais de gravidade febre alta,febre persistente,sonolência, ou uma queda importante do estado geral.
  • Cubra o nariz e a boca com um lenço ao tossir ou espirrar. Depois de usar um lenço de papel, jogue-o no lixo e lave as mãos.
  • Lave as mãos frequentemente com sabão e água. Se o sabão e a água não estiverem disponíveis, use um gel para as mãos à base de álcool.
  • Evite tocar seus olhos, nariz e boca. Os germes se espalham dessa maneira.
  • Limpe e desinfete superfícies e objetos que possam estar contaminados com germes como a gripe.

Procure o seu médico em caso de gravidade do quadro

• Se você ficar doente com gripe, medicamentos como antitérmicos e antivirais podem ser usados ​​para tratar sua doença.
  • Drogas antivirais são diferentes dos antibióticos. Eles são medicamentos prescritos e não estão disponíveis sem receita médica.
  • Drogas antivirais podem tornar a doença mais branda e encurtar o tempo que você está doente.
  • O tratamento antiviral é utilizado em pessoas gravemente doentes e pessoas com alto risco de complicações graves da gripe.
  • O tratamento com antivirais deve ser iniciado dentro de 48 horas após ficarem doentes, mas iniciá-los mais tarde ainda pode ser útil, especialmente se a pessoa doente for do grupo de risco ou estiver muito doente. Siga as instruções do seu médico para tomar este medicamento.
  • Os sintomas da Influenza incluem febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas, especialmente crianças, podem ter outros sintomas como vômitos. As pessoas também podem estar infectadas com gripe e não ter sintomas.

(Visited 83 times, 1 visits today)

publicidade