INFLUENZA OU GRIPE? COMO PREVENIR E VACINAR
Curta e Compartilhe!

Influenza

Os sintomas da Influenza incluem febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga.

Algumas pessoas, especialmente crianças, podem ter outros sintomas como vômitos.

As pessoas também podem estar infectadas com gripe e não ter sintomas.

publicidade

Anualmente existem infecções que acometem a população com um ciclo sazonal.

Ao iniciar o outono aumenta a circulação dos vírus contaminando a população.

Para evitar o contato e a doença pelo Influenza deve sempre que possível estar vacinado e tomar todas as medidas preventivas.

O que é influenza

Existem vários vírus que causam infecções respiratórias que classificamos de gripe, como o adenovírus ou vírus sincicial respiratório.

A Influenza é causada apenas pelo vírus Influenza, ele é bastante mutável e sofre variações criando subtipos.

A infecção por influenza vírus acomete a população em epidemias anuais.

A gravidade de cada epidemia não pode ser avaliada no início, por isso, é tão importante a prevenção.

Vacinação

A SBIM (sociedade Brasileira de Imunização) recomenda uma vacina contra a gripe anual como o primeiro e mais importante passo na proteção contra a gripe, evitando assim suas complicações.

O SUS (Sistema único de saúde) disponibiliza a vacina para os grupos de risco e para crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias de idade.

Embora existam muitos vírus da gripe diferentes, as vacinas contra a gripe protegem contra os 3 ou 4 vírus que a pesquisa sugere serem os mais comuns.

As vacinas de três componentes contêm um vírus H3N2, um H1N1 e um B. As vacinas de quatro componentes possuem um componente adicional do vírus B.

A vacina tem na sua composição os vírus da estação. Por isso a vacina do ano anterior não é a mesma utilizada no ano seguinte.

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações como sinusites, pneumonias ou outras doenças que iniciam com secreção ou broncoespasmo.

A vacinação também consegue reduzir o número de consultas médicas,as faltas escolares e as faltas nos empregos. Temos também reduzido o número de hospitalizações relacionadas à gripe.

A vacinação contra a gripe também demonstrou reduzir significativamente o risco de uma criança morrer de gripe.

Sempre as crianças e os idosos são os mais acometidos, e quem possui outra doença como asma, também corre um risco maior de apresentar um caso mais grave.

Estudos mostram que mesmo que alguém adoeça após a vacinação, a doença deve ser mais branda.

Toda população acima de 6 meses de idade deve receber a vacina contra a gripe anualmente, antes que a atividade da gripe comece em sua comunidade.

Geralmente a vacinação começa no final do verão.

O grupo de risco é composto por crianças pequenas,gestantes, pessoas com doenças crônicas (como asma, diabetes ou doenças cardíacas e pulmonares) e idosos com mais de 65 anos de idade.

publicidade

A vacinação também é importante para os profissionais da área de saúde.

Outras pessoas que vivem ou cuidam de pessoas de alto risco devem ser vacinadas e assim evitam espalhar a gripe para o grupo de risco.

Bebês com menos de 6 meses correm um risco elevado de doença gripal grave, mas são demasiado jovens para serem vacinadas.

Estudos mostraram que a vacinação contra a gripe da mãe durante a gravidez pode proteger o bebê após o nascimento da infecção da gripe durante vários meses.

As pessoas que vivem com ou cuidam de crianças devem ser vacinadas.

Como impedir a propagação de germes

• Tente evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Enquanto estiver doente, limite o contato com os outros, tanto quanto possível, para evitar contaminá-los.
  • Se uma pessoa estiver doente com uma doença semelhante à gripe, é recomendável que fique em casa por pelo menos 24 horas após a febre ter desaparecido.
  • Cubra o nariz e a boca com um lenço ao tossir ou espirrar.
  • Depois de usar um lenço de papel, jogue-o no lixo e lave as mãos.
  • Lave as mãos frequentemente com sabão e água. Se o sabão e a água não estiverem disponíveis, use um gel para as mãos à base de álcool.
  • Evite tocar seus olhos, nariz e boca. Os germes se espalham dessa maneira.
  • Limpe e desinfete superfícies e objetos que possam estar contaminados com germes como a gripe.

Procure o seu médico em caso de gravidade do quadro

Em caso de gravidade procurar atendimento médico.

São sinais de gravidade febre alta, febre persistente, sonolência, ou uma queda importante do estado geral.

Se você ficar doente com gripe, medicamentos como antitérmicos e antivirais podem ser usados ​​para tratar sua doença.

Drogas antivirais são diferentes dos antibióticos. Eles são medicamentos prescritos e não estão disponíveis sem receita médica.

Drogas antivirais podem tornar a doença mais branda e encurtar o tempo que você está doente.

O tratamento antiviral é utilizado em pessoas gravemente doentes e pessoas com alto risco de complicações graves da gripe.

O tratamento com antivirais deve ser iniciado dentro de 48 horas após ficarem doentes, mas iniciá-los mais tarde ainda pode ser útil, especialmente se a pessoa doente for do grupo de risco ou estiver muito doente.

Siga as instruções do seu médico para tomar este medicamento.

publicidade

(Visited 180 times, 1 visits today)