Eczematide 10

MANCHAS BRANCAS NA PELE: MICOSE OU PELE SECA (ECZEMÁTIDE)

Definição

As eczemátides, também chamadas de manchas secas, apresentam-se como pequenas manchas rosadas e ásperas que evoluem para áreas de hipopigmentação (manchas claras).

As manchas secas são observadas principalmente em crianças com pele seca ou eczema.

As manchas são mais visíveis no verão com bronzeamento da pele normal ao redor da lesão.

As lesões geralmente afetam crianças entre 3 e 16 anos, raramente observadas em adultos,  são redondas ou ovais e medem de  0,5 a 2,0 cm .

As maiores podem ser observados no tronco.

Eczematide 1

A vermelhidão associada é frequentemente discreta, apenas levemente vermelha e às vezes até rosada ou quase invisível.

As lesões são frequentemente  ovais com o centro cercado por uma borda elevada.

A coceira (prurido) é leve ou ausente , mas quando associada  a lesões de dermatite atópica, pode se tornar mais intenso.

A fase inicial dá origem a hipopigmentação secundária.

Dermartite 9 1

A pele fica despigmentada e completamente lisa e permanece assim por vários meses até que a pigmentação retorne espontaneamente.

A fase hipopigmentada é muito mais longa que a fase inflamatória.

Quando despigmentadas, as manchas são muito visíveis no verão ou na pele escura.

Elas são uma causa comum de consultas médicas. As eczemátides são frequentemente confundidas com uma infecção fúngica (micoses) e, às vezes, tratada como tal.

Incidência

Os pacientes geralmente apresentam várias manchas.

Eczematide 5

Nas crianças, elas são observadas no rosto, principalmente nas bochechas, enquanto nos adolescentes e adultos geralmente são observadas na parte superior dos braços, nas coxas ou nos ombros e tronco.

Eczematide 2

O período do aparecimento é muito variável.

Nas crianças, as lesões reaparecem por vários anos até a puberdade. Portanto, é de se esperar que essas crianças tenham manchas brancas nas bochechas por vários verões consecutivos.

As manchas brancas e lisas, que são motivo de preocupação e de consulta ao médico.

A pigmentação retorna espontaneamente  após alguns meses.

Em pacientes com peles escuras, após o verão, a pele geralmente fica homogeneamente colorida novamente no inverno.

O tratamento de primeira linha consiste essencialmente na aplicação de um creme hidratante que tem um efeito benéfico nas manchas rosadas e secas e, principalmente, limita as recorrências.

Se a lesão inicial for mais perceptível, pode ser usado um sabonete neutro 1 vez ao dia e o hidratante.

Entretanto, se não houver melhora, deve marcar uma consulta médica.

Manchas distintamente vermelhas podem ser tratadas com outras medicações.

Inclusive, um corticoide tópico se for prescrito por seu médico.

Quanto menor a fase inflamatória, mais discreta é a mancha branca que a segue.

Eczematide 3