Dermatite 8

DERMATITE ATÓPICA: MANCHAS VERMELHAS NA PELE

Definição

Dermatite atópica (eczema) é uma condição que deixa a pele vermelha e com coceira.

É comum em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade.

É uma doença duradoura (crônica) e tende a aparecer periodicamente. Pode ser acompanhado por asma ou rinite.

Não foi encontrada a cura, porém, tratamentos e medidas preventivas podem aliviar a coceira e prevenir novos surtos.

Por exemplo: não usar sabonetes ditos bactericidas, hidratar bem a pele regularmente e procurar tratamento médico quando entrar crise.

Dermatite6

Sintomas de dermatite atópica

Os sinais e sintomas das lesões da pele variam muito de pessoa para pessoa e incluem:

• Pele seca
  • Prurido, que pode ser grave, principalmente à noite
  • Manchas vermelhas a cinza-acastanhadas, especialmente nas mãos, pés, tornozelos, pulsos, pescoço, parte superior do peito, pálpebras, dentro da curva dos cotovelos e joelhos, e nos bebês, face e couro cabeludo

Dermatite 5

Lesões  pequenas e elevadas avermelhadas, são geralmente presentes:

• Pele espessa, rachada e escamosa
  • Pele crua, sensível e inchada por arranhões
  • As erupções na pele geralmente começam antes dos 5 anos de idade e pode persistir na adolescência e na idade adulta. Para algumas pessoas, ela aparece periodicamente e depois desaparece por um tempo, mesmo por vários anos.

Quando consultar um médico:

1. Quando as lesões na pele afetarem grande parte do corpo. Logo, podem coçar muito,  alterando o sono ou as  as atividades diárias.
  2. Se as lesões parecerem infectadas. Ter uma infecção bacteriana na pele com secreção amarelada e febre pode causar uma infecção generalizada no corpo todo.
  3. Quando a pele seca fica desprotegida pode ter infecções por vírus e fungos também.

Causas da dermatite atópica

A pele saudável ajuda a reter a umidade e protege o corpo de bactérias, irritantes e alérgenos.

A dermatite está relacionada a uma variação genética que afeta a  capacidade da pele de fornecer essa proteção.

Isso permite que a pele seja afetada por fatores ambientais, irritantes e alérgenos.

Em algumas crianças, alergias alimentares podem desempenhar um papel na causa eczema.

O principal fator de risco para doença mais intensa é ter histórico pessoal ou familiar de rinite , asma ou alergias .

Complicações da dermatite atópica

As complicações do eczema podem incluir:

• Asma e rinite : o eczema às vezes precede essas condições. Mais da metade das crianças pequenas com dermatite atópica desenvolve asma e rinite na infância .
  • Pele escamosa: uma condição da pele chamada neurodermatite (líquen simplex crônico) começa com uma mancha e coceira na pele.

Eventualmente, você pode arranhar a pele simplesmente por hábito de tanto coçar .

Essa condição pode causar descoloração, espessura  da pele afetada. Dermatite 2 1

• Infecções de pele: arranhões repetidos podem causar feridas.

Isso aumenta o risco de infecção por bactérias, fungos ou  vírus .

• Dermatite irritante das mãos: ocorre com a exposição a sabões, detergentes e desinfetantes agressivos.
  • Dermatite alérgica de contato : essa condição é comum em pessoas com dermatite atópica.
  • Problemas de sono:  o ciclo de coceira  pode causar má qualidade do sono.

As dicas a seguir podem ajudar a prevenir as crises e minimizar os efeitos no banho:

Hidratar a pele pelo menos duas vezes por dia.

Cremes, pomadas e loções devem ser usados seguindo as recomendações médicas.

Tente identificar e evitar fatores que pioram as lesões como suor, estresse, obesidade, sabonetes, detergentes ou poeira. Reduza sua exposição a esses fatores.

Lactentes e crianças podem iniciar uma crise com eczemas ao comer certos alimentos, incluindo ovos, leite, soja e trigo.

Converse com o médico sobre a identificação de possíveis alergias alimentares.

Tomar banhos mais curtos. Limite os banhos de chuveiros a 10 ou 15 minutos. E use água morna e não quente.

Usar apenas sabonetes neutros, evitar sabonetes antibacterianos .

Diagnóstico

Nenhum teste de laboratório é necessário para identificar essa doença (eczema). O médico provavelmente fará um diagnóstico examinando a pele e colhendo os dados da doença.

Algum alimento pode causar erupção cutânea em caso de alergias alimentares.Dermatite 1

O eczema pode ser persistente.

Pode ser necessário tentar vários tratamentos ao longo de meses ou anos para controlá-lo. E mesmo que o tratamento seja bem-sucedido, sinais e sintomas podem retornar.

É importante reconhecer a condição cedo, para que  possa iniciar o tratamento.

Se as etapas regulares de hidratação e outros cuidados pessoais não ajudarem, seu médico pode iniciar outras medicações.

Medicamentos

Cremes que controlam a coceira e ajudam a reparar a pele. O seu médico pode prescrever um creme ou pomada com corticoide.  O uso excessivo deste medicamento pode causar efeitos colaterais.

Outros cremes que contêm medicamentos chamados inibidores da calcineurina – como o tacrolimus (Protopic) e o pimecrolimus (Elidel) – afetam o sistema imunológico.

Eles são usados ​​por pessoas com mais de 2 anos de idade para ajudar a controlar a reação da pele. Aplique como indicado, depois de hidratar. Evite luz solar forte ao usar esses produtos.

Medicamentos para combater infecções

Um antibiótico pode ser prescrito se a pele apresentar uma infecção bacteriana, uma ferida aberta.

Além disso, pode ser necessário o uso de antibióticos orais por um curto período de tempo para tratar uma infecção. Alguns casos utilizam  anti alérgicos ou corticoides orais .Dermatite 7